FAQ

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE OS WORKSHOPS 🇵🇹

Os workshops são destinados a quem?

Os nossos workshops são destinados a quem quer aprender a fazer cerâmica, usando técnicas manuais de construção e vidragem, para realizar projectos pessoais. Não é necessária qualquer experiência.

Que tipo de peças resultam dos workshops?

As peças resultantes dos workshops são livres, sendo possível fazer o que se quiser com o apoio técnico dos professores.

Como funcionam as aulas?

Nas aulas ensinamos todas as técnicas de construção (não usamos roda de oleiro) e vidragem à medida que se vão construindo objectos com os quais cada pessoa se identifica. Assim, vai-se desenvolvendo um trabalho pessoal mesmo tempo que se aprende a pratica diversas técnicas num ambiente de partilha.

O que está incluido nos valores dos workshops?

Todos os workshops incluem vidrados e fornadas (estas são comunitárias e regulares). O barro não está incluído nos valores dos workshops mensais, é pago à parte e custa 12€/10 kg (pode ser adquirido no atelier). Nos workshops de curta duração (1, 2 ou 5 dias) o barro, assim como todos os materiais e fornadas estão incluídos nos valores.

E se tiver de faltar a uma aula?

As faltas, quando avisadas com o mínimo de 24 horas de antecedência, são compensadas numa aula a acertar conforme disponibilidade ou em atelier livre, mas sempre no mesmo mês. Não é possível compensar aulas nos meses seguintes ao das faltas. Aconselhamos a escolheres um horário que permita assistires a todas as aulas.

Posso descontar da mensalidade as aulas às quais não assisti?

Infelizmente não. O atelier não se responsabiliza pela falta de comparência nas aulas. No entanto, com pré-aviso de 24horas mínimo, as faltas poderão ser compensadas noutros horários disponíveis.

FREQUENTLY ASKED QUESTIONS ABOUT THE WORKSHOPS 🇬🇧

Who can sign up for the workshops?

Anyone can sign up, everyone has to start somewhere and you will be amazed at how quickly you will improve.

What kind of objects result from the workshops?

It is possible to do whatever you like. From plates and bowls made by plaster molds to sculptures or big pieces made by coils, everything is possible.

How does it work?

We teach every manual technique (we don´t use the wheel) and glazing while making the pieces you chose. In an inspiring environment, you can learn and practise while developing your personal work and projects.

What is included?

The monthly workshops includes tools, glazes and firing (you don’t´t need to bring anything to class). The clay is not included but is provided by the studio and costs 12€/10kg. For the short period workshops (1, 2 or 5days), everything is included (clay also).

If I miss a class can I come in another day?

If you have to miss a class you let us know in advance (24 hours notice minimum ) and we can book you for another available class or for the open studio hours. The missing classes should be recovered in the same month. We recommend that you only take a course if you can commit to doing all the classes.

It is possible to discount the classes I missed from the monthly payment?

Unfortunately no. However if you give us an early notice (24 hours minimum) we can book you for another available class or open studio hours.

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O ATELIER LIVRE 🇵🇹

Quem pode inscrever-se em atelier livre?

Pode inscrever-se quem tenha um conhecimento base das técnicas de construção e vidrados e se sinta confortável a trabalhar sozinho. Aconselhamos, pelo menos, 4 aulas antes de se inscrever em atelier livre. De qualquer forma existe sempre a possibilidade de marcar uma aula para esclarecer algumas dúvidas. Também está sempre alguém da equipa disponível para ajudar.

Após inscrição, quanto tempo tenho para iniciar o atelier livre?
Após inscrição, através do pagamento da mensalidade, o novo membro tem o prazo de um mês para começar a utilizar o atelier. Passado esse prazo e se não houver comparência, a inscrição fica sem efeito e o valor pago não é reembolsável.

Se decidir não continuar a utilizar o atelier livre posso desistir?
Sim, podes desistir a qualquer altura. Caso pretendas deixar de utilizar o espaço de atelier, pedimos apenas que nos informes com alguma antecedência (2 semanas) e que recolhas os teus trabalhos e materiais até ao fim do período utilizável.

Se não conseguir gastar todas as horas de atelier livre posso gastá-las no mês seguinte?

As horas adquiridas em atelier livre devem ser utilizadas no próprio mês não podendo ser utilizadas nos meses seguintes.
No caso de ires de férias, podes concentrar o número de horas semanais nas restantes semanas do mesmo mês.

Posso utilizar diferentes pastas e vidros?

Podes utilizar as pastas que quiseres desde que tenhas o cuidado de não usar barros de baixa temperatura com vidros de alta temperatura. A boa utilização dos fornos é muito importante para nós por isso todos os trabalhos devem ter em anexo a informação do barro e do vidro que foi utilizado e todas as peças devem estar bem limpas quando prontas para serem enfornadas.

Se tiver urgência na finalização de um projecto posso usar os fornos do atelier para esse fim?

Os fornos são colectivos e democráticos, faremos sempre o nosso melhor para que os teus trabalhos sejam cozidos, dentro dos limites de capacidade de trabalho do atelier.
Se estiveres a desenvolver um projecto que tenha prazos de entrega, passa-nos essa informação com a antecedência necessária. O atelier não se responsabiliza pela gestão do tempo dos teus projectos pessoais.

Tenho de levar materiais?

Temos todos os materiais necessários para trabalhares. No entanto, se quiseres, podes trazer os teus materiais deixando-os arrumados na tua prateleira.

Tenho um espaço só para mim?

Todos os membros têm uma prateleira só sua onde podem arrumar as suas pastas, teques e peças. As mesas de trabalho são partilhadas, assim como toda a área de atelier.